25 de abril de 2013

Você sabe qual é a importância da higienização das mãos para o manipulador de alimentos?


Um dos grandes problemas que encontramos em algumas indústrias de alimentos e serviços de alimentação, é o descuido com a higienização das mãos: falta de sabonete líquido, falta de pia exclusiva para higienização das mãos na área de produção, falta de papel toalha para a secagem...

A higienização das mãos é de extrema importância, uma vez que as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a a manipulação dos alimentos, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.

A higienização das mãos apresenta como principal finalidade a remoção de sujidade, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e da microbiota da pele, prevenindo a transmissão de microrganismos ao alimento. Deve ser realizada frequentemente: antes de iniciar o trabalho, após o uso do sanitário, após a manipulação de qualquer material contaminante que possa transmitir doenças e todas as vezes que for necessário.

É uma medida simples de higiene pessoal, mas que muito contribui para qualidade do produto alimentício.

Fique atento produtor, dando todas as condições para os manipuladores procederem a higienização das mãos: pia exclusiva para higienização das mãos providas de saboneteira para sabonete líquido e papeleira para papel descartável, devidamente abastecidos, com o cartaz dos procedimentos próximo à pia, tanto na sala de produção, quanto nos gabinetes sanitários. Vale ressaltar que o sabão líquido deve ser adequado ao uso em alimentos: inodoro, antisséptico e devidamente registrado na ANVISA.

Segue abaixo a ilustração dos procedimentos para a higienização correta das mãos:


0 comentários: