Você conhece o trabalho da Vigilância Sanitária?

Os serviços da Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro estão presentes no seu dia-a-dia

Dicas para ficar em dia com a Vigilância Sanitária

Dicas importantes para a sua empresa!

Rotulagem de Alimentos

Conheça as informações importantes que constam nos rótulos

Você sabe qual é a importância da higienização das mãos em indústrias alimentícias?

24 de julho de 2013

Boletim da CECOVISA trata da Vigilância sanitária nos grandes eventos



Nesta semana, o Papa Francisco chega ao Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude. Há menos de um mês, o Brasil sediava a Copa das Confederações. Em 2014, será a vez da copa do mundo de futebol. É uma agenda significativa de grandes eventos que o país tem para organizar. Com o objetivo de informar à população sobre o setor de saúde para os eventos de massa, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), por meio do seu Centro Colaborador de Vigilância Sanitária (CECOVISA), e apoio da Coordenação de Educação a Distância (EAD) da Ensp, criou um boletim voltado para o tema.
A finalidade é difundir as ações de vigilância antes e durante os eventos. Entre outros assuntos, o documento destaca a importância da atuação dos voluntários.


Fonte: http://www6.ensp.fiocruz.br/visa/?q=node/5791
Leia mais: http://www6.ensp.fiocruz.br/visa/files/boletim-jmj.pdf

GERÊNCIA DE INDÚSTRIAS E PRODUTOS

Copa 2014: Vigilância Sanitária classificará restaurantes de acordo com a segurança alimentar

De acordo com o Superintendente de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos, Luiz Carlos Coutinho, a cidade do Rio de Janeiro participará do Projeto Piloto de Categorização dos Serviços de Alimentação da ANVISA / FIFA, com 241 estabelecimentos, que serão inspecionados pela Vigilância Sanitária do RJ em 02 ciclos de inspeções sanitárias.

O critério de escolha dos estabelecimentos foi a vocação para o setor turístico de cada estabelecimento, tanto para o turismo interno como para o turismo internacional, além do risco sanitário e epidemiológico potencial que cada estabelecimento pode oferecer aos clientes.

A prefeitura do Rio participou das etapas preliminares com reuniões em Brasília na sede da ANVISA e reuniões locais com técnicos da Subsecretaria de Vigilância Sanitária. Foram realizadas reuniões técnicas de sensibilização sobre a implantação do projeto, com o setor regulado e reuniões com o SindRIO na sede da S/SUBVISA, além de palestras organizadas pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH, com auditórios lotados no Othon Hotel e no Windsor Meridiem, em Copacabana RJ, nos meses de Maio e Junho de 2013.

O Superintendente afirmou que a partir do dia 18/07/13, as empresas serão notificadas, através de documento oficial, sobre a sua inclusão no programa de categorização dos serviços de alimentação e que terão um prazo de 60 dias para a realização de "Auto Inspeção Sanitária" através de formulário padrão disponibilizado nos sites da ANVISA, formulário esse, idêntico ao que será aplicado pelos técnicos da Vigilância Sanitária/RJ. Findo o prazo destinado a auto avaliação, as empresas serão inspecionadas com ações fiscalizadoras correspondentes ao primeiro ciclo de inspeções sanitárias, visando a categorização inicial dos estabelecimentos, que se estenderá até dezembro de 2013.
O segundo ciclo de inspeções sanitárias, categorizando os estabelecimentos selecionados, será realizado no período compreendido entre janeiro a abril de 2014, visando a realização da Copa do Mundo de 2014 no Rio de janeiro.

Segundo Luiz Carlos Coutinho, a previsão de realizar a primeira inspeção sanitária do primeiro ciclo, é na segunda quinzena de setembro/2013, estendendo-se até o final do mês de dezembro/13.

22 de julho de 2013

15 de julho de 2013

Setor regulado, pesquisadores, estudantes e setor regulador: Simpósio Ital - 31 de julho e 1 de agosto de 2013 - Campinas




A Segurança de Alimentos adquire cada vez mais importância nos dias atuais e as cobranças são crescentes por parte de órgãos reguladores, empresas e da própria sociedade para que os alimentos não ofereçam risco à saúde do consumidor. Para tanto o Grupo Especial de Segurança de Alimentos ­ GESA/ITAL realizará o Simpósio ITAL - 50 anos Trabalhando em Segurança de Alimentos em comemoração ao aniversário de 50 anos do Instituto de Tecnologia de Alimentos ITAL nos dias 31 de julho e 1 de agosto de 2013.O Simpósio estará apresentando diversos trabalhos do ITAL relacionados à Segurança de Alimentos e palestrantes convidados repassando informações importantes sobre projetos e legislação da área.

O público esperado será formado por profissionais de indústrias de alimentos, pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa, professores, estudantes e representantes de organismos/entidades governamentais.

Anvisa suspende o chá Funchinane!

12.jul.2013 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e venda do chá misto solúvel Funchinane
A Anvisa determinou, nesta sexta-feira (12/7), a proibição da distribuição e comercialização de todos os lotes do produto Funchinane – Chá Misto Solúvel, produzido pela empresa Naturelife Indústria e Comércio de Alimentos. A Agência detectou a presença de maltodextrina, sucralose e dióxido de silício, substâncias não permitidas para chás.

Ambas as suspensões são válidas para todo o país e foram publicadas no Diário Oficial da União. Acesse as resoluções na íntegra.


Fonte:http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu+-+noticias+anos/2013+noticias/anvisa+suspende+cha+e+produto+sem+registro

GERÊNCIA DE INDÚSTRIAS E PRODUTOS

11 de julho de 2013

Vigilância Sanitária interdita MC Donald's da Rua Uruguaiana, no Centro



Nesta quarta-feira, 10 de julho, a Vigilância Sanitária Municipal interditou totalmente o Mc Donald's localizado na Rua Uruguaiana, 07, no Centro da cidade. A inspeção foi motivada por denúncia feita à Central de Atendimento da Prefeitura do Rio, no telefone 1746.
A lanchonete foi autuada por falta de higiene – piso, paredes e bancadas para serviço estavam sujos –, presença de baratas mortas no chão da área de manipulação de alimentos e fezes de ratos em local onde são guardados alimentos. O estabelecimento só poderá ser reaberto após cumprir as exigências estipuladas no termo de intimação.
O local deve passar por limpeza geral e apresentar ordem de serviço de desratização realizada por empresa credenciada pelo INEA.
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os consumidores fiquem atentos a irregularidades encontradas em qualquer estabelecimento, denunciando à Vigilância Sanitária, pelo telefone 1746.

Fonte:http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=4235623

3 de julho de 2013

Vigilância Sanitária municipal do Rio inutilizou 59 quilos de alimentos no dia da final entre Brasil x Espanha !

Foto: Foto: André Monetti's - "HOT DOG padrão FIFA R$ 8,00, PARABÉNS BRAZILL !!!
Pão seco com uma salchicha fria, 8 DILMA$ !!! Segura essa."
Foto: André Monetti's

    A Vigilância Sanitária municipal atuou em todos os dias de funcionamento do Maracanã durante a Copa das Confederações. Apenas no último domingo, dia 30 de junho, constatou irregularidades nos estabelecimentos comerciais do local. 
    Foram inutilizados 59 kg de alimentos: produtos sem identificação de validade ou fora da temperatura ideal (foram encontrados sanduíches de pasta de frango à temperatura ambiente) e salsichas armazenadas sem identificação, na área de preparo de cachorro-quente. Três estabelecimentos foram autuados ou notificados.

GERÊNCIA DE INDÚSTRIAS E PRODUTOS

1 de julho de 2013

Setor regulado: o que fazer quando a Vigilância Sanitária bater à sua porta?


     A ilustração demonstra uma situação que acontece constantemente por parte do setor regulado: não saber o que fazer quando a Vigilância Sanitária bate à sua porta. 
     De acordo com o artigo 11, do Decreto Municipal 6235 de 30/10/1986, a autoridade sanitária tem livre acesso a todas as dependências dos estabelecimentos que produzem e/ou comercializem alimentos e, se houver impedimento da sua entrada, o estabelecimento é passível de receber um auto de infração.
     Portanto, não tenha receio de abrir as portas do seu estabelecimento para as autoridades sanitárias, pois durante a inspeção, eles verificam as condições higiênico-sanitárias da empresa e as boas práticas de fabricação dos produtos, orientando quando for preciso, e sempre de acordo com a  legislação vigente de alimentos. Dessa forma, as autoridades sanitárias exercerão a sua missão de proteção e prevenção da saúde pública, a fim de que as empresas produzam e/ou comercializem produtos alimentícios de qualidade e seguros aos consumidores, ou seja, a vigilância sanitária não é um "bicho de sete cabeças" e sim, sua parceira.
    As visitas da VISA são motivadas, entre outros, por denúncias de consumidores, para liberação do certificado de inspeção sanitária, verificação de termos de intimação, monitoramento de interdição, colheita de amostras e visitas de rotina.
   Quer dicas para que a sua indústria de alimentos esteja em dia com a Vigilância Sanitária? Acesse a nossa postagem: http://subvisagip.blogspot.com.br/2012/10/dicas-para-ficar-em-dia-com-vigilancia.html .

Segue o artigo supracitado:

Artigo 11 - A autoridade sanitária, no exercício de suas atribuições não comportando exceção de dia nem de hora, terá livre acesso a todas as dependências dos estabelecimentos que lidem com gêneros alimentícios bem como aos veículos destinados à distribuição e comércio.         
         § 3º - Aquele que embaraçar a autoridade incumbida da inspeção e fiscalização sanitária será punido na forma da legislação em vigor.

GERÊNCIA DE INDÚSTRIAS E PRODUTOS