Você conhece o trabalho da Vigilância Sanitária?

Os serviços da Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro estão presentes no seu dia-a-dia

Dicas para ficar em dia com a Vigilância Sanitária

Dicas importantes para a sua empresa!

Rotulagem de Alimentos

Conheça as informações importantes que constam nos rótulos

Você sabe qual é a importância da higienização das mãos em indústrias alimentícias?

30 de agosto de 2013

Resultados da ação da Vigilância Sanitária em Alimentos do município do Rio, na Central do Brasil



A Vigilância Sanitária do município do Rio realizou, no dia 29/08/13, uma ação na estação ferroviária Dom Pedro II (Central do  Brasil). Foram inspecionados 27 estabelecimentos, onde foram lavrados:

- 13 termos de intimação para adequações estruturais e 05 para regularização de documentos; 
- 10 notificações de autos de infração, sendo 03 por falta de higiene, 01 por temperatura inadequada, 02 por falta de água quente corrente para higienização dos utensílios, 03 por alimentos impróprios para o consumo e 01 por não conformidade com o manipulador;
- 06 Termos de Apreensão e Inutilização de Produtos: foram inutilizados, aproximadamente, 92,250 Kg de alimentos;
- 02 Editais de Interdição parcial.    

28 de agosto de 2013

Cidadão e setor produtivo: a Anvisa quer saber sua opinião sobre os serviços da Agência

A Anvisa abriu uma pesquisa de satisfação para saber o que a sociedade e o setor produtivo esperam dos seus serviços. A partir do dia 26 de agosto, qualquer cidadão ou representante de instituições públicas ou privadas pode acessar o formulário eletrônico e opinar sobre melhorias na Carta de Serviços da Anvisa.

A carta é um documento que reúne compromissos da Anvisa. O objetivo é manter a sociedade esclarecida sobre as funções da Agência e fornecer transparência às suas ações, trâmites e prazos. Sua primeira edição foi lançada em novembro de 2009, tendo sido revisada em junho de 2012.


Participe da Pesquisahttp://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=10994

21 de agosto de 2013

Catchup da marca Heinz tem lote suspenso pela Anvisa



A Anvisa publicou, nesta terça-feira (20/8), a suspensão, em todo o país, da distribuição e comercialização do lote 2k04 do produto Tomato Ketchup, marca Heinz, fabricado pela empresa Delimex de México S/A de C.V e com validade até janeiro de 2014. A medida se deve pelo laudo de análise fiscal nº01/2013, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz de Santo André VIII, constatar fragmentos de pelo de roedor no lote em questão.

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Clique aqui para conferir na íntegra.


A Heinz Brasil divulgou nota sobre a decisão:

"A Heinz Brasil, que tem como principal valor a qualidade dos seus produtos, esclarece que o lote com numeração 2K04, importado do México em 2012, já não está em circulação no mercado.
A companhia está em total colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Todos os produtos da Heinz são fabricados com o mais alto padrão de qualidade, seguem as normas sanitárias internacionais e passam por rigorosos controles de produção e qualidade, atestados pela fiscalização dos órgãos competentes.
A Heinz reafirma seu total respeito, transparência e compromisso com o consumidor, com o foco constante na máxima qualidade de seus produtos, comprovada e reconhecida em todo o mundo."

19 de agosto de 2013

O professor Eduardo César Tondo ministrou sobre os Principais Patógenos Alimentares aos profissionais da Vigilância Sanitária do Município do Rio




Os profissionais da Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos assistiram, no dia 15 de agosto, a uma palestra brilhantemente ministrada pelo professor Eduardo César Tondo, professor de Microbiologia de Alimentos e Controle de Qualidade em Indústrias de Alimentos da UFRGS.


O tema “Principais Patógenos Alimentares e seus modos de controle através das Boas Práticas”, abrangeu tanto indústrias de alimentos como os serviços de alimentação, com citações de exemplos vividos em sua prática. O professor também abordou sobre a categorização dos serviços de alimentação para a Copa de 2014.


As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são uma preocupação de nível mundial ,mas com a aplicação das Boas Práticas, entre outras ferramentas, pode-se reduzir e muito tais doenças. O professor mencionou algumas das principais Boas Práticas a serem aplicadas em indústrias de alimentos e serviços de alimentação, para o controle da contaminação dos alimentos, são eles: o controle da água; a higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios (limpeza e desinfecção); controles de processo (tempo e temperatura); manipuladores, entre outras.


Os microorganismos relacionados como frequentes causadores de DTA são: Salmonella spp , Staphylococcus aureus , E. coli enteropatogênica, Listeria monocytogenes, Bacillus cereus, Clostridium perfringens e C. botulinum , entre outros.


Eduardo ressaltou a importância do incansável trabalho da Vigilância Sanitária em Alimentos, assim como a de outros profissionais ligados direta ou indiretamente à produção de alimentos, para que estes sejam seguros e de qualidade, a fim de reduzir e/ou prevenir as DTA .

De acordo com o professor Eduardo,  a intenção é mudar o foco "estrutura - instalações" para controles mais simples como o de "tempo - temperatura", mas que podem remediar alguma falha nas boas práticas que possa ter ocorrido durante a produção do alimento, evitando assim, o surto alimentar.

GERÊNCIA DE INDÚSTRIAS E PRODUTOS

14 de agosto de 2013

Professor Eduardo Tondo ministrará palestra sobre patógenos alimentares para os técnicos da Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos do município do RJ

Os técnicos da Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos assistirão amanhã, dia 15 de agosto, uma palestra com o professor Eduardo César Tondo. O tema será “Principais Patógenos Alimentares e seus modos de controle através das Boas Práticas”.

O professor Eduardo César Tondo é biólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente (UFRGS) e Doutor em Ciências (UFRGS, Tese em Microbiologia de Alimentos e APPCC, 2000). É Professor de Microbiologia de Alimentos e Controle de Qualidade em Indústrias de Alimentos do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos/UFRGS, onde atualmente é Vice-Diretor e foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA). É líder do Grupo de pesquisa Microbiologia de Alimentos no CNPq, Professor e Orientador de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado, em dois Programas de Pós-Graduação. É revisor de periódicos científicos e tem mais de 30 publicações nacionais e internacionais. Tem atuado fortemente como consultor de órgãos de fiscalização de alimentos e como consultor em dezenas de indústrias de alimentos, vinculando produção científica e resolução de problemas na produção de alimentos. É especialista do Bureau Veritas Certification em indústrias de alimentos e serviços de alimentação. Já orientou mais de duas dezenas de implementações do sistema Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP) em indústrias de alimentos e serviços de alimentação. Tem inserção nacional e internacional em projetos de pesquisa e assessorias em empresas de alimentos

(fonte:http://www.microbiologiadealimentos.com.br/equipe.php).

Eduardo César Tondo é autor do livro "Microbiologia e Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos", lançado em 2011, juntamente com Sabrina Bartz.




GERÊNCIA DE INDÚSTRIAS E PRODUTOS

Contaminação de produtos lácteos da empresa Fonterra: esclarecimento da ANVISA

Diante das notícias divulgadas sobre a contaminação de produtos lácteos da empresa Fonterra com a bactériaClostridium botulinum, causadora do botulismo, a Anvisa esclarece que está em articulação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para adoção de ações conjuntas em prol da proteção da saúde da população.

A embaixada da Nova Zelândia em Brasília emitiu comunicado ao MAPA declarando que os três lotes de “Proteína Concentrada de Soro de Leite” contaminados, não foram enviados ao Brasil.

Para confirmar a informação do governo neozelandês, o Ministério rastreou as importações de produtos lácteos provenientes desse país desde maio de 2012, data de produção dos lotes contaminados, e afirmou que não foi identificada a entrada desses produtos no Brasil.

Em nota, o MAPA informou que suspendeu a habilitação do estabelecimento fabricante dos produtos contaminados até que as autoridades sanitárias neozelandesas atestem o restabelecimento da segurança alimentar e inocuidade dos produtos implicados. Além disso, informou que todas as unidades do Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro/MAPA) foram orientadas a devolver os produtos lácteos em pó que estão a caminho do Brasil ou parados em portos e aeroportos para desembarque, produzidos após maio de 2012, pela Fonterra de Hautapu, na Nova Zelândia.

Diante do cenário apresentado pelo Ministério, de que não circulam no País unidades dos produtos contaminados, a Anvisa entende não serem necessárias a adoção de medidas complementares de intervenção no comércio.


SAIBA MAIS

Proteína Concentrada de Soro de Leite
A Proteína Concentrada de Soro de Leite é comumente registrada no Brasil com a denominação “Concentrado Proteico de Soro de Leite”.
É um componente utilizado na fabricação de bebidas lácteas, iogurtes, queijos, fórmulas infantis e bebidas para atletas, entre outros.


Atuação do MAPA e da AnvisaO MAPA é o órgão responsável pela fiscalização da fabricação dos produtos de origem animal, incluindo o concentrado proteico de soro de leite, conforme disciplina a Lei n. 1283, de 18 de dezembro de 1950, em seus art. 1º e 3º, alínea “a”.  À Anvisa e aos órgãos de Vigilância Sanitária cabe a fiscalização desses produtos no comércio, conforme art. 3º, alínea “g” e art. 4º, alínea “d” da Lei 1283/50.
 Botulismo
O botulismo é uma doença que provoca neuroparalisia grave e que pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.

É causada por uma toxina produzida pela bactéria
Clostridium botulinum, que pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados ou, mais raramente, por contaminação de ferimentos (Botulismo por ferimentos) ou pela produção de toxina no intestino de crianças menores de um ano e adultos com doenças intestinais (Botulismo intestinal).

Os alimentos mais comumente envolvidos são: conservas vegetais, principalmente as artesanais (palmito, picles, pequi); produtos cárneos cozidos, curados e defumados de forma artesanal (salsicha, presunto, carne frita conservada em gordura – “carne de lata”); pescados defumados, salgados e fermentados; queijos e pasta de queijos e raramente em alimentos enlatados industrializados.

A doença pode se manifestar pelos seguintes sintomas: dores de cabeça, vertigem, tontura, sonolência, visão turva, visão dupla, diarreia, náuseas, vômitos, dificuldade para respirar, paralisia descendente da musculatura respiratória, braços e pernas, comprometimento de nervos cranianos, prisão de ventre e infecções respiratórias.

A melhor prevenção está nos cuidados com o consumo, distribuição e comercialização de alimentos: evitar ingerir alimentos em conserva que estiverem em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas ou com alterações no cheiro e no aspecto; produtos industrializados e conservas caseiras que não ofereçam segurança podem ser fervidos ou cozidos por 15 minutos, antes de serem consumidos; não conservar alimentos perecíveis a uma temperatura acima de 15°C.

Indústrias alimentícias: Seminário sobre nova lei de alimentos dos EUA na ANVISA

Foi realizado, nesta terça-feira (13), no auditório da Anvisa, o seminário sobre a nova Lei de Modernização da Segurança Alimentar do governo dos Estados Unidos (EUA), conhecida pela sigla em inglês FSMA (Food Safety Modernization Act).

O Seminário foi apresentado pela vice-diretora regional e diretora adjunta para a América Latina do FDA, Ana Maria Osorio. O FDA (Food and Drug Administration) é  a agência reguladora norteamericana para Alimentos e Medicamentos. 

Durante o seminário, Ana Maria Osorio citou os números de doenças proveniente de alimentos e os desafios da inspeção alimentar nos EUA. Ela explicou como é a atuação do FDA e enfatizou que o FSMA busca justamente alterar o papel daquela instituição. Segundo Ana Osorio, a nova lei procura adotar uma postura mais preventiva e eficaz em relação às possíveis contaminações de alimentos.

No auditório estavam representantes da indústria de alimentos, interessados em conhecer as novas regras e os detalhes sobre a nova lei. Foi dedicado um tempo do seminário para responder questões e dúvidas dos participantes.

O Seminário foi realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC), Ministério da Agricultura (Mapa), Embaixada dos Estados Unidos, e contou com o apoio do FDA e da Anvisa.

11 de agosto de 2013

Copa das Confederações: Balanço geral da ação da Superintendência de Alimentos da Vigilância Sanitária do município do Rio










Na Copa das Confederações, os técnicos da Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos buscaram promover e proteger a saúde da população, fazendo cumprir as normas da legislação municipal, estadual e federal concernentes às atividades de vigilância e fiscalização de alimentos.

Evento teste (junho 2013):

- No Ginásio Gilberto Cardoso - Maracanazinho, foram realizadas visitas técnicas em duas empresas de serviços de alimentação, uma para força de trabalho e uma para voluntários. Foram lavrados dois Termos de Visita Sanitária (TVS) com advertências para correções das condições higiênico-sanitárias, estruturais e de identificação de produtos, além de um Termo de Apreensão e Inutilização (TAI) de 10 Kg de molho encontrados sem identificação.

- No Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã, foram realizadas visitas técnicas em bares e buffets de responsabilidade de seis empresas. Foram lavrados Termos de Visita Sanitária (TVS) com advertências para correções: estruturais, de utensílios, de material de apoio, das condições higiênico-sanitárias, das identificações dos alimentos além da lavratura de 2 autos de infração por falta de asseio e inutilização de 3 Kg de salsichas sem identificação.

Cabe salientar a ocorrência de um episódio alérgico sofrido por uma criança de 5 anos, no dia 30/06/2013, e que a equipe da Vigilância Sanitária de Alimentos colheu amostras de salsicha e de óleo vegetal para análise laboratorial, além de recolher embalagens para análise de rotulagem pela Gerência de Indústrias e Produtos (GIP) do pão e do sal flavorizado. Este último possui glutamato monossódico como aditivo e é produzido por uma empresa sem cadastro na ANVISA. O glutamato monossódico pode causar dor de cabeça, formigamento, fraqueza, dor de estômago, enxaqueca, náuseas, vômito, diarreia e erupções cutâneas (fonte sobre glutamato monossódico: http://sonhandofitness.com.br/fittalk/perigos-nos-rotulos-glutamato-monossodico/).

Copa das Confederações (julho de 2013):

- No Ginásio Gilberto Cardoso - Maracanazinho, foram realizadas visitas técnicas em três empresas de serviços de alimentação para força de trabalho e para voluntários. Em uma empresa não constataram agravos sanitários. No entanto, uma outra foi notificada por manter lanches prontos sem identificação e validade, que foram inutilizados no ato da inspeção, e por manter o piso sujo e freezers mal conservados. A outra empresa recebeu um Termo de Visita Sanitária (TVS) com advertência para adequações, além de orientações técnicas.

- No Estádio de Atletismo Célio de Barros, espaço utilizado pela força de trabalho, uma empresa foi notificada no Termo de Visita Sanitária (TVS)  por falta de asseio e por manter sanduíches de pasta de frango à temperatura ambiente, sendo inutilizadas 328 unidades e lavrado um auto de infração.

- No Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã, foram realizadas visitas técnicas em bares e buffets, explorados por cinco empresas. Uma empresa recebeu uma notificação no Termo de Visita Sanitária (TVS) por constatarem embalagens de pipocas prontas armazenadas sem data de produção e/ou validade, além da inutilização de 3 Kg de salsichas armazenadas sem identificação na área de preparo de cachorro-quente. Uma outra foi notificada por manter 5 Kg de queijo ralado embalado não identificado, tendo sido inutilizado.

GERÊNCIA DE INDÚSTRIAS E PRODUTOS

9 de agosto de 2013

Atenção indústrias alimentícias exportadoras: seminário tratará da nova lei de alimentos dos Estados Unidos



Um seminário agendado para terça-feira, dia 13 de agosto de 2013, na Anvisa, apresentará todo o detalhamento da Lei de Modernização da Segurança Alimentar do governo dos Estados Unidos, conhecido pela sigla em inglês FSMA (Food Safety Modernization Act).

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de agosto, no link http://goo.gl/Rj21T. O seminário começará às 9h e os debates vão até as 12h30, no auditório da Anvisa, em Brasília.

A nova legislação, FSMA, busca alterar o papel da agência reguladora norte americana para alimentos e medicamentos, o FDA (Food and Drug Administration). O assunto será apresentado no seminário pela vice-diretora regional do FDA, Ana Maria Osorio.

Em meio a significativas mudanças no regime de garantia da segurança alimentar nos Estados Unidos, o governo daquele país aplicará a FSMA para adotar uma postura preventiva em relação às possíveis contaminações nos alimentos.

A medida tomada pelo governo norte-americano terá um impacto significativo para as empresas brasileiras que exportam alimentos para aquele país. As regras podem significar uma espécie de barreira não tarifária às exportações brasileiras.

Os principais aspectos abordados neste seminário são os novos requisitos para a exportação de alimentos, a regulamentação proposta pelo FDA e os controles preventivos para o processamento de alimentos.

O seminário é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC), com o apoio do FDA, Ministério da Agricultura (Mapa) e Anvisa.


7 de agosto de 2013

Indústria alimentícia: saiba como fazer o comunicado de Início de fabricação dos produtos isentos de registro

O comunicado de início de fabricação dos produtos nada mais é do que a legalização dos seus produtos perante à Vigilância Sanitária.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:


Sendo o seu produto um alimento ou embalagem isento da obrigatoriedade de registro, de acordo com a Resolução RDC ANVISA n.º 27, de 06/08/10, a documentação necessária é a seguinte:

  1. Requerimento ao Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, comunicando o início de fabricação;
  2. Formulário de Comunicado de Início de Fabricação (figuras abaixo para impressão) preenchido conforme as Instruções Gerais para preenchimento do Formulário de Comunicação de Início de Fabricação (constantes na Resolução RDC ANVISA n.º 23, de 15/03/2000).
  3. Cópias e originais do Alvará de Localização e do Certificado de Inspeção Sanitária, ambos com atividade de indústria, beneficiamento ou embalagem e empacotamento;
  4. Referência quanto ao Manual de Boas Práticas.

Observações :
Os processos deverão ser protocolados na rua do Lavradio, 180 – 3.º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ – Protocolo da Vigilância Sanitária Municipal. A empresa poderá dar início à comercialização do produto, assim que protocolar a Comunicação de Início de Fabricação.

O processo será analisado, podendo sofrer exigências quanto ao atendimento à legislação vigente. 
Após a análise técnica do processo, serão requisitados os rótulos dos produtos para verificação da adequação à legislação.

O acompanhamento do processo poderá ser feito pessoalmente na Rua do Lavradio, 180 – 7.º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ - Gerência de Indústrias e Produtos.

Formulários para impressão:




















GERÊNCIA DE INDÚSTRIAS E PRODUTOS

5 de agosto de 2013

Como elaborar o Manual de Boas Práticas (MBP) e Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) para a sua indústria alimentícia




As Boas Práticas de Fabricação (BPF) consistem em um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelos estabelecimentos industrializadores de alimentos, com a finalidade de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos com os regulamentos técnicos. 


Torna-se, portanto, imprescindível a elaboração de um regimento interno,
conhecido por Manual de Boas Práticas de Fabricação, que defina os critérios e as normas que devam ser adotados a fim de nortear os procedimentos higiênico-sanitários nos estabelecimentos que produzem alimentos. Em linhas gerais, é 
um documento formal da empresa onde estão descritos os procedimentos para as diferentes etapas de produção de alimentos, devendo ser elaborado pela própria empresa e mantido na mesma. 

Os Procedimentos Operacionais Padronizados são procedimentos escritos de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos. As equipes da Vigilância Sanitária, ao inspecionar os estabelecimentos, verificarão a implementação do Manual de Boas Práticas e os registros dos POPs.

A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos (http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Alimentos/Assuntos+de+Interesse/Legislacao/Boas+Praticas+Regulamentos+Gerais+e+Especificos/4daeb1804fe0df3a93c49333c3398e7d).

A Gerência de Indústrias e Produtos fornece o passo-a-passo e orienta quanto à confecção do MBP e dos POPs, através do link; http://www2.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria/registro_manual.cfm.


Central de Atendimento 1746 agora disponível para mobiles

Dispositivos
A Central de atendimento da prefeitura do Rio 1746, também está disponibilizada para tablets e celulares. O aplicativo está disponível para Android, Blackberry, Iphone / Ipad, Nokia e Windows Mobile, e pode ser baixado gratuitamente através do portal 1746 (http://www.1746.rio.gov.br/#) ou pelo link: https://play.google.com/store/search?q=1746%20rio&c=apps.
É  a Prefeitura do Rio cada vez mais próxima do cidadão carioca!

4 de agosto de 2013

Setor de indústria alimentícia e consumidor: dicas de como organizar a geladeira para uma alimentação segura




















Os registros do Ministério da Saúde indicam que a maior parte das doenças transmitidas por alimentos (DTAs) ocorre nas residências, seguida dos restaurantes e escolas, nesta ordem, e está relacionada ao incorreto manuseio e conservação dos alimentos nesse ambiente.

Os sintomas mais comuns das DTAs são: falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e febre (dependendo do agente etiológico). Podem ocorrer também afecções extra intestinais em diferentes órgãos e sistemas como no fígado (Hepatite A) e terminações nervosas periféricas (Botulismo).

Para as indústrias alimentícias e os serviços de alimentação, cabe salientar que todo alimento deverá estar identificado, ou com o rótulo da embalagem original, ou se porcionado, com uma etiqueta constando a denominação do produto, data do porcionamento e validade após abertura da embalagem do produto (consta no rótulo). Deve-se evitar o uso de caixas de papelão e sacolas de supermercado a fim de evitar contaminação dos alimentos.

2 de agosto de 2013

Supermercado Extra da Rua Conde de Bonfim -Tijuca foi interditado e inutilizaram 40 Kg de carne



A Vigilância Sanitária do município do Rio interditou hoje, dia 02/08/13, o Supermercado Extra da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, após o recebimento de uma denúncia através do 1746. Técnicos da Vigilância Sanitária inutilizaram cerca de 40 Kg de carne imprópria para o consumo, além de constatarem a presença de fezes de roedores no estabelecimento. O supermercado sofreu interdição total e foi autuado por condições higiênico sanitárias insatisfatórias.


Consumidor, a sua denúncia é importante para ajudar a Vigilância Sanitária a proteger a saúde pública. Denuncie sempre pelo telefone 1746 ou pelo portal http://www.1746.rio.gov.br/.

Ginástica Laboral com os funcionários da Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos



    













   Desde que foi implementado o Programa de Ginástica Laboral na Subsecretaria de Vigilância Sanitária do município do Rio, os funcionários da Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos praticam a ginástica toda segunda, quarta e sexta-feira, às 15 horas.  Os funcionários relatam que os exercícios aliviam o estresse e promovem um momento de descontração.
   A Ginástica Laboral é um grande instrumento que possibilita a melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos, leves e de curta duração que são realizados no próprio local de trabalho. Os exercícios trabalham a reeducação postural, aliviam o estresse, diminuem o sedentarismo e promovem a saúde.


GERÊNCIA DE INDÚSTRIAS E PRODUTOS

1 de agosto de 2013

Encontro Nacional de Vigilâncias Sanitárias - ENCOVISAS, em São Paulo

Encovisas

Aconteceu hoje, dia 1.° de agosto de 2013, em São Paulo, o 2.º ENCOVISAS - Encontro Nacional de Vigilâncias Sanitárias. O encontro foi dividido em quatro painéis com temas variados que foram desde a categorização dos restaurantes para os grandes eventos do país, como a Copa do Mundo, e segurança alimentar, ao uso de novas técnicas e tecnologias aplicadas à gastronomia. O evento contou com a participação do Superintendente de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos do município do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Coutinho. Veja como foi a programação:

2º ENCOVISAS

Encontro Nacional de Vigilâncias Sanitárias

Dia: 01/08/2013
Horário: das 8h15 às 18h00
Local: Centro Brasileiro Britânico (Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo – SP).

Programa preliminar
Recepção e café: 8h15/9h
Abertura: 9h/9h30
Painéis da Manhã: 9h30/12h30

1º Painel: Categorização de Restaurantes e a preparação para os Mega Eventos
• Jaime Cesar de Moura Oliveira - Diretor da ANVISA
• Vera Kawasaki - Nutricionista e professora da Universidade Anhembi-Morumbi
Debates.

2º Painel: Dificuldades da aplicação simultânea de diferentes legislações sanitárias municipais e estaduais
• Rosana Lobo - Nutricionista integrante do GT-Tec da ANR
Comentadores:
• Claudia Amaral - Diretora do Grupo Técnico de Alimentos do Est. de S. Paulo
Luiz Coutinho - Super. de Vigilância Sanitária e Alimentos do Rio de Janeiro
• Paulo Costa Casa Nova - Chefe da Equipe de Alimentos de Porto Alegre
• Marília Castro Torres Fernandes - advogada especialista em Direito Sanitário
Debates.

Almoço livre: 12h30/14h30

Painéis da Tarde: 14h30/18h00
3º Painel: Competências dos órgãos reguladores de restaurantes e bares
• Renan Bueno Ferraciolli - Diretor-adjunto de Fiscalização do PROCON-SP
• Martha Gewehr - Subgerente de Alimentos - COVISA-SP
• Walmir Ditomaso - Diretor Técnico do IPEM
Debates.

Café
4º Painel: As novas técnicas e tecnologias da gastronomia: desafios e a visão dos órgãos reguladores
• Alex Atala - Chefe dos restaurantes D.O.M. e Dalva e Dito
• Willian Latorre - Gerente de Inspeção e Controle de Riscos de Alimentos da ANVISA
• Ellen Lopes - Fundadora e Diretora Executiva da Food Design
Debates

Encerramento: 18 h.






GERÊNCIA DE INDÚSTRIAS E PRODUTOS