Você conhece o trabalho da Vigilância Sanitária?

Os serviços da Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro estão presentes no seu dia-a-dia

Dicas para ficar em dia com a Vigilância Sanitária

Dicas importantes para a sua empresa!

Rotulagem de Alimentos

Conheça as informações importantes que constam nos rótulos

Você sabe qual é a importância da higienização das mãos em indústrias alimentícias?

31 de janeiro de 2014

Resultado na prática de um trabalho contínuo e eficiente da equipe da Vigilância Sanitária municipal

cafe-na-praia-web
Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/blog/por-dentro-do-rio/cafe-da-manha-na-praia/

Biscoito com mais de 60 anos de tradição permanece em alta !


Há 13 anos sendo inspecionada regularmente pela equipe da Gerência de Indústrias e Produtos, especializada em indústrias de alimentos, a fábrica do biscoito Globo é uma prova de que um trabalho contínuo e eficiente da
Vigilância Sanitária municipal aliado a  uma empresa que leva a sério o seu trabalho, faz a diferença na qualidade dos alimentos consumidos pelos cariocas.

A fábrica do tradicional biscoito Globo foi vistoriada, no dia 29/01/14, pelos fiscais do Procon-RJ, que não encontraram irregularidades.

Leia mais: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-01-29/procon-nao-encontra-irregularidades-na-fabrica-do-biscoito-globo.html

26 de janeiro de 2014

Vigilância Sanitária realizou uma ação nos quiosques das praias da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes


Foto: Lenita Ouro Preto

A Vigilância Sanitária municipal realizou, no dia 23/01/14, uma ação nos quiosques das praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes.

No verão com praias lotadas, a procura pelos serviços dos quiosques aumenta, assim como a preocupação da Vigilância Sanitária com as condições de higiene, manipulação e armazenamento de alimentos, água e gelo nestes lugares.

Um quiosque sofreu interdição total e dois sofreram interdições parciais das áreas de preparo e cocção dos alimentos. Foram inutilizados 2 kg de alimentos impróprios para o consumo, como presunto, muçarela e queijo prato. Os técnicos lavraram 14 autos de infração por falta de asseio e por comercialização de alimentos impróprios, entre outras infringências à legislação vigente, além de 10 termos de intimação com exigências técnicas e documentais.

24 de janeiro de 2014

Restaurante na Lagoa tem 36,6 Kg de alimentos inutilizados pela Vigilância Sanitária Municipal

A Vigilância Sanitária do município inutilizou no dia 21 de janeiro, 36,6 Kg de alimentos com prazo de validade expirado e sem procedência em um restaurante na Lagoa . Em atendimento a uma denúncia feita por um consumidor, através da Central de Atendimento 1746 , a Vigilância Sanitária compareceu ao restaurante reclamado e constatou que, além dos alimentos impróprios para o consumo, os manipuladores estavam com o asseio pessoal insatisfatório.

Entre os alimentos impróprios para o consumo estavam queijo marajó, recheio de carne seca, granulado, farinha d'água, farofa de pão preto, castanha do Pará e feijão.

O estabelecimento recebeu 3 autos de infração: por falta de asseio pessoal dos manipuladores, por alimentos sem procedência e por entregar ao consumo produtos alimentícios cujo prazo de validade estava expirado.

Seja parceiro da Vigilância Sanitária denunciando qualquer irregularidade nos estabelecimentos produtores e comercializadores de alimentos. As denúncias podem ser feitas através do telefone 1746 , do portal http://www.1746.rio.gov.br/ ou através do aplicativo para celulares https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.golmobile.canal746 .   

     

22 de janeiro de 2014

Resultado do 1.º ciclo de inspeções do Projeto Piloto de Categorização dos Serviços de Alimentação para a Copa do Mundo


A Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos liberou o resultado do 1.º ciclo de inspeções do Projeto Piloto de Categorização dos Serviços de Alimentação para a Copa do Mundo, no município do Rio.  Foram inspecionados 243 estabelecimentos que foram classificados de acordo com uma escala de categoria que varia do 1 ao 5, onde 1 significa que o estabelecimento não apresentou falhas críticas ou descumprimento dos itens eliminatórios constantes da Lista de Avaliação para Categorização dos Serviços de Alimentação, sendo assim, classificado na melhor categoria. 

Considerando o número de estabelecimentos, a Área Programática 2.2 (AP 2.2), mais especificamente nos bairros da Zona Sul, Tijuca e Vila Isabel, foi a que apresentou um maior número de estabelecimentos incluídos na categoria 5, ou seja, os estabelecimentos apresentaram muitas falhas críticas, sendo assim, classificados na pior categoria. Já a AP 1, mais especificamente no Centro da cidade, foi a que apresentou um maior número de estabelecimentos incluídos na categoria 1, ou seja, os estabelecimentos não apresentaram falhas críticas ou descumprimento dos itens eliminatórios, sendo assim, classificados na melhor categoria. 

Cabe ressaltar que essa pontuação não é a definitiva. Os estabelecimentos ainda possuem tempo para se adequarem e melhorarem a sua classificação. O 2.º ciclo de inspeções começa a partir da segunda quinzena de fevereiro.

Saiba mais: 
http://www.subvisaalimentos.blogspot.com.br/2013/11/trabalho-da-vigilancia-sanitaria-de.html

http://www.subvisaalimentos.blogspot.com.br/2013/06/onze-cidades-aderiram-ao-projeto-piloto.html

http://www.subvisaalimentos.blogspot.com.br/2013/06/categorizacao-dos-servicos-de.html





19 de janeiro de 2014

Denúncias feitas por consumidores na Central de Atendimento - 1746 levam à interdição de dois supermercados

Semana passada, duas reclamações feitas por consumidores através da Central de Atendimento ao cidadão 1746, levaram à interdição total dos Supermercados Vianense de Cascadura e Makro de Bonsucesso.

O consumidor relatou que no 
Supermercado Vianense havia obras no seu interior, afetando a qualidade dos alimentos expostos, venda de carne podre e mussarela estragada, e balcão de carne sem higiene, assim como o supermercado. Técnicos da Vigilância Sanitária em alimentos procederam a interdição total do supermercado, inutilizaram 78,260 Kg de carne moída e bacalhau com manchas vermelhas, limosidade e odor desagradável, lavraram Termo de Intimação para o isolamento das áreas em obras e realização de limpeza geral no estabelecimento. Lavraram ainda três autos de infração pela falta de asseio no estabelecimento e pela comercialização de alimentos impróprios para consumo e de carne pré-moída.

O Supermercado Makro foi denunciado devido a presença de ratos e pombos no estabelecimento. Os técnicos da Vigilância Sanitária constataram, além dos animais relatados na denúncia, grande quantidade de fezes de roedores em todos os setores do supermercado. Os técnicos procederam a interdição total do estabelecimento e lavraram um auto de infração pela falta de asseio.                 

Cidadão, seja parceiro da Vigilância Sanitária denunciando qualquer irregularidade nos estabelecimentos produtores e comercializadores de alimentos. As denúncias podem ser feitas através do telefone 1746 , do portal http://www.1746.rio.gov.br/ ou através do aplicativo para celulares https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.golmobile.canal746 .

16 de janeiro de 2014

Vigilância Sanitária em Alimentos inutiliza 890 quilos de carne deteriorada em Bangú

Fiscais da Vigilância Sanitária municipal, em conjunto com a Delegacia do Consumidor, da Polícia Civil, inutilizaram 890 quilos de carnes impróprias para o consumo nas dependências do açougue Texas House, na Avenida Ary Franco, no Calçadão de Bangu, Zona Oeste do Rio. O estabelecimento foi interditado e os proprietários encaminhados para a delegacia, para prestar esclarecimentos.

A vistoria foi motivada por denúncias de consumidores feitas pelo telefone 1746, da Central de Atendimento da prefeitura. Os fiscais encontraram peças de carne deterioradas e em desacordo com as normas sanitárias. O estabelecimento foi multado por apresentar falta de higiene e por utilizar substâncias proibidas nos produtos.

A Secretaria municipal de Saúde recomenda que os consumidores fiquem atentos a irregularidades encontradas em qualquer estabelecimento, denunciando à Vigilância Sanitária, pelo telefone 1746.

13 de janeiro de 2014

Balanço geral de 2013 da Vigilância Sanitária em alimentos


A Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos fez o balanço geral do seu trabalho, no município do Rio de Janeiro, durante o ano de 2013. Foram realizadas 48.507 inspeções em estabelecimentos produtores e comercializadores de alimentos, 6.890 reclamações recebidas pela Central de Atendimento ao Cidadão 1746, 12.245 termos de intimação e 8.072 autos de infração lavrados, 941 interdições, cerca de 31 toneladas de alimentos impróprios para o consumo inutilizados, 1608 coletas de amostras e 199 atividades educativas entre cursos e palestras.

4 de janeiro de 2014

Livro Vigilancia en Salud en Sudamérica: epidemiólogica, sanitaria y ambiental



No VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (VI Simbravisa), ocorrido em outubro de 2013, aconteceu o lançamento do livro "Vigilancia en Salud en Sudamérica: epidemiólogica, sanitaria y ambiental". 

O livro foi Produzido pelo Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS), e é fruto de debates de duas oficinas realizadas pela entidade em 2011 e traz as perspectivas sobre as ações em vigilância nos 12 países-membros da Unasul.  

A publicação consta de apresentação, prólogo, introdução e dez capítulos, organizados em duas partes.O prólogo é de José Venegas, ex-ministro de Saúde do Uruguai, que estará junto com José Gomes Temporão, diretor executivo da entidade.

Na primeira parte do livro, são apresentados os principais temas da atualidade relacionados com os sistemas de vigilância em saúde na América do Sul. 
A segunda parte está dedicada à apresentação de informes de experiências inovadoras, os desafios para os sistemas de vigilância em saúde na região e reflexões para a conformação de uma agenda estratégica.


Os interessados podem fazer o download em http://bit.ly/libroVigilanciaISAGS.

3 de janeiro de 2014

Ação conjunta da Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos com a ANVISA, no Aeroporto Internacional do Galeão


















A Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos realizou, no dia 18/12/13, uma ação conjunta com a ANVISA no Aeroporto Internacional do Galeão. Os técnicos inspecionaram 24 estabelecimentos, entre restaurantes e lanchonetes. 

Foram lavrados 24 termos de visita sanitária, 10 autos de infração, 3 termos de intimação, 1 edital parcial e 1 total de interdição. Alimentos considerados impróprios para o consumo, foram inutilizados, num total de 8 Kg.