Você conhece o trabalho da Vigilância Sanitária?

Os serviços da Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro estão presentes no seu dia-a-dia

Dicas para ficar em dia com a Vigilância Sanitária

Dicas importantes para a sua empresa!

Rotulagem de Alimentos

Conheça as informações importantes que constam nos rótulos

Você sabe qual é a importância da higienização das mãos em indústrias alimentícias?

30 de julho de 2014

Vigilância Sanitária dá apoio à Ordem Pública e estouram depósito clandestino utilizado para armazenar mercadorias de ambulantes

Uma operação de combate à desordem realizada por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) estourou, nesta quarta-feira (30/07), um depósito clandestino na Rua do Lavradio, 94, no Centro, que armazenava irregularmente mercadorias de ambulantes. 



Dentro do imóvel foram apreendidas 69 carrocinhas diversas, 30 triciclos para transporte de mercadorias, sete burros sem rabo e três carroças, além de doces, biscoitos e bebidas diversas. Durante a ação, sete caminhões, com 49 toneladas de carroças e lixo, foram retirados do local.

O depósito também era utilizado para cocção de alimentos, onde foram localizados laticínios, milho, bacon e salsichas armazenadas em péssimas condições de higiene. A Vigilância Sanitária, que deu apoio à operação, interditou o local por falta de salubridade no manuseio de alimentos – onde foram encontradas fezes de animais – e inutilizou 315 kg de alimentos perecíveis impróprios para o consumo (salgadinhos prontos para fritar, bacon, laticínios diversos, espigas de milho cozidas), 1.500 Kg de biscoitos, balas, doces e confeitos (1,5 Ton.) e 45.000 embalagens de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, acondicionadas em ambiente impróprio e insalubre sobre a superfície do piso com excesso de sujeira e inundação. 
 




Fotos: Nelson Duarte

- A Prefeitura do Rio, através da Seop, atua de maneira implacável para localizar e interditar depósitos clandestinos, onde alimentos são armazenados sem a menor condição de higiene, totalmente impróprios para o consumo, colocando em risco a saúde da população. Não vamos tolerar essa ilegalidade - afirma Marcelo Maywald, subsecretário de Ordem Pública.

Participaram da ação agentes do Grupamento de Operações Especiais (GOE), da Coordenação de Controle Urbano (CCU) e Fiscais de Atividades Econômicas (FAE) da Seop, guardas municipais, com o apoio da Comlurb, Vigilância Sanitária, Defesa Civil do Município, Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, policiais militares e da Cedae.

FONTE: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4835397

GLOBO ON LINE:
Comida estragada e condição insalubre em depósito clandestino no Rio

http://oglobo.globo.com/videos/t/todos-os-videos/v/comida-estragada-e-condicao-insalubre-em-deposito-clandestino-no-rio/3531030/

28 de julho de 2014

Vigilância Sanitária já começa a trabalhar pela qualidade alimentar nas Olimpíadas 2016

 
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses – Subvisa – começou a catalogar os bares, restaurantes e hotéis que serão inspecionados para o atendimento aos turistas que virão participar das Olimpíadas 2016. O principal foco do trabalho é a orientação de comerciantes sobre as boas práticas na produção, manipulação e comercialização de alimentos, obedecendo às normas higiênico-sanitárias. Após catalogados, os estabelecimentos terão amostras de alimentos recolhidas para análise em laboratórios. Essa atividade também foi feita na Copa 2014, por um período de dois anos antecedente ao evento. E o resultado aponta uma redução de 50% nas interdições de lanchonetes, bares, restaurantes e hotéis.

Essa diminuição de riscos nos estabelecimentos é resultado de um trabalho educativo que serviu como prevenção de danos à saúde. Durante os dois anos, a ação denominada "Colheitas de Amostras – Copa 2014" inspecionou 2.500 estabelecimentos nas áreas mais movimentadas da cidade, que tiveram amostras de alimentos retiradas e levadas para análise.

Do total analisado, 15% apontaram índices insatisfatórios e precisaram de um acompanhamento mais próximo das equipes da Vigilância Sanitária.

Esse trabalho de acompanhamento próximo, constante e reincidente aponta uma mudança de postura da vigilância sanitária do Rio de Janeiro, que passa a educar comerciantes e todo o público-alvo de inspeções do órgão, antes de aplicar as sanções.

Todas as amostras recolhidas até o último dia da Copa, 13 de julho, foram analisadas pelo Laboratório de Controle de Produtos da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses.

O primeiro trabalho da Subvisa voltado para as Olimpíadas será feito nesta terça-feira (29/07), na preparação e realização do evento-teste "Regata Internacional de Vela", onde vai ser analisada toda a alimentação de 320 atletas de 34 países, além dos visitantes. A regata, que é uma organização do Comitê Olímpico 2016, começa no dia 2 de agosto e vai até o dia 9, na Marina da Glória. Informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.aquecerio.com.

FIFA FAN FEST / Foto: Nelson Duarte

PARQUE  DA BOLA / Foto: Nelson Duarte

NÚMEROS DA COPA (junho e julho):


- 1.657 inspeções (lanchonetes, bares, restaurantes e hotéis)

- 1.514 kg de alimentos inutilizados

- 178 amostras coletadas

- 418 multas aplicadas (valor de R$1.291,00, em média)

- 324 denúncias recebidas, sendo 208 procedentes

- 7 cursos e palestras para os responsáveis técnicos e manipuladores de alimentos







FONTE: http://doweb.rio.rj.gov.br/book/?edi_id=2490

25 de julho de 2014

Saiu a Resolução da ANVISA que trata das responsabilidades para a prestação de serviços de alimentação em eventos de massa

Foto: Nelson Duarte











Saiu no Diário Oficial da União, no dia 6 de junho de 2014, a Resolução RDC n.º 33, de 5 de junho de 2014, que tem por objetivo definir as responsabilidades para a prestação de serviços de alimentação em eventos de massa.

16 de julho de 2014

ANVISA disponibiliza curso on line de boas práticas de manipulação em serviços de alimentação

A Anvisa disponibilizou uma página dedicada ao curso de boas práticas de manipulação em serviços de alimentação. O curso tem como objetivo capacitar, apoiar e auxiliar os manipuladores de alimentos a aperfeiçoarem o controle sobre requisitos na categorização dos alimentos, reduzindo assim as doenças associados ao consumo.

O curso tem carga horária de 12 horas, possui oito módulos, é gratuito e pode ser realizado pelos funcionários de restaurantes, cantinas, bares e lanchonetes ou por responsáveis desses estabelecimentos para capacitação dos funcionários. Donas de casa, empregados domésticos, cuidadores também podem melhorar suas práticas domésticas de preparo e armazenamento de alimentos realizando esse treinamento.

Os inscritos terão a oportunidade de conhecer as formas seguras de preparar os alimentos e as principais regras da Vigilância Sanitária. Ao final do curso, os participantes que concluírem satisfatoriamente a avaliação irão obter um certificado e estarão aptos a realizar tarefas com mais qualidade e segurança.


Abertura do curso e entrevista com Dirceu Barbano: http://www.youtube.com/watch?v=pLm2H2TTB0o