Você conhece o trabalho da Vigilância Sanitária?

Os serviços da Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro estão presentes no seu dia-a-dia

Dicas para ficar em dia com a Vigilância Sanitária

Dicas importantes para a sua empresa!

Rotulagem de Alimentos

Conheça as informações importantes que constam nos rótulos

Você sabe qual é a importância da higienização das mãos em indústrias alimentícias?

23 de março de 2015

Prévia da Vigilância Sanitária em Alimentos sobre a operação Semana Santa






















A Vigilância Sanitária municipal contabilizou os números das primeiras semanas da Operação Semana Santa e já aponta um número maior de alimentos inutilizados, quando comparado ao ano anterior. O número de pescado, de bacalhau e de outros produtos que já estavam sem condições de serem comercializados ultrapassou os 1.500 kg. Todos foram inutilizados, o que levou a interdição de dois estabelecimentos. No ano passado foram 1.430 kg em toda a operação. Em 2013, 1.567 kg.

16 de março de 2015

Vigilância Sanitária abre vagas para curso de "Boas Práticas na Fabricação de Alimentos" para profissionais e proprietários de indústrias de alimentos




A partir desta sexta, dia 13, a Vigilância Sanitária municipal vai abrir vagas para os profissionais e proprietários de indústrias de alimentos do Rio de Janeiro, referentes ao curso de "Boas Práticas na Fabricação de Alimentos", que tem o objetivo de minimizar os riscos á saúde dos consumidores.

A primeira aula será no próximo dia 20. Serão 30 vagas e as inscrições poderão ser feitas até a véspera, pelo telefone (21) 2224-9751. Cada curso será realizado num único dia e terá a duração de cinco horas. No final, todos os participantes receberão um certificado.

Além de orientar sobre as condições adequadas na manipulação de alimentos, o curso também tem o objetivo de diminuir o número de infrações cometidas pelo setor industrial e, conseqüentemente, a ocorrência de doenças provocadas por alimentos preparados de forma imprópria.

Durante as aulas, serão apresentadas as normas para a higiene e controle de alimentos e como ocorrem as contaminações microbianas, além de outras conseqüências da manipulação incorreta. Há também dicas de cuidados com os alimentos, de acordo com sua origem (carnes, frios e embutidos, pescados, aves e ovos, produtos lácteos, etc), e de conservação e armazenamento.

O ambiente de trabalho também é alvo do curso, que ensina regras de higiene pessoal, de ambiente e de equipamentos, bem como de desinfecção e de controle de insetos e roedores. A legislação com normas higiênico–sanitárias também será apresentada e discutida com os participantes.

Durante todo o ano vão ocorrer mais aulas como essa. O curso que acontece no dia 20 vai começar às 9h e será no auditório da sede da Vigilância Sanitária, que fica na Rua do Lavradio, nº 180, no sexto andar.

Essa atividade educativa faz parte da rotina da Vigilância Sanitária municipal, que também orienta funcionários e proprietários de locais que comercializam os alimentos já fabricados, como bares, restaurantes e hotéis.

As atividades educativas fazem parte do novo perfil do órgão, que investe na educação do setor regulado (estabelecimentos de alimentos, saúde e beleza) para diminuir o número de infrações e, conseqüentemente, de riscos à saúde da população carioca.

9 de março de 2015

Vigilância Sanitária municipal inspecionará terminais de passageiros da cidade

 

A partir desta segunda-feira, técnicos da Vigilância Sanitária municipal irão visitar todas as estações de barcas, trens e ônibus da cidade para avaliar as condições higiênico-sanitária dos locais. Durante as inspeções, serão verificados os aspectos gerais de limpeza, o esgotamento sanitário, a coleta de resíduos, bem como a qualidade da água consumida, a limpeza dos reservatórios e a forma de abastecimento. As áreas de circulação receberão atenção especial. Em todas as áreas serão verificadas a existência de rede coletora de esgoto, vazamento e entupimento da rede, número de lixeiras, existência de abrigo de resíduos e o tipo de coleta utilizada. Caso sejam constatadas irregularidades, os técnicos irão comunicar às concessionárias o que deve ser feito para melhorar as condições higiênico-sanitárias dos locais e solicitar um prazo para que os problemas sejam solucionados. As inspeções vão até o dia 30 de abril e serão feitas em 60 estações ferroviárias, três terminais rodoviários (Menezes Cortes, Novo Rio e Alvorada) e dois aquaviários (Praça XV e Cocotá). Nos últimos três anos, a Vigilância Sanitária esteve nos mesmos locais. Nesses períodos, houve resultados satisfatórios na higiene e limpeza das áreas de embarque e desembarque, na iluminação e ventilação das áreas de circulação, na ligação com a rede coletora de esgoto e nas condições dos banheiros.