Você conhece o trabalho da Vigilância Sanitária?

Os serviços da Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro estão presentes no seu dia-a-dia

Dicas para ficar em dia com a Vigilância Sanitária

Dicas importantes para a sua empresa!

Rotulagem de Alimentos

Conheça as informações importantes que constam nos rótulos

Você sabe qual é a importância da higienização das mãos em indústrias alimentícias?

23 de julho de 2015

Anvisa suspende publicidade de alguns produtos 'detox'

Foto: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/07/fantastico-investiga-moda-de-produtos-detox-e-avalia-marcas.html

A Anvisa suspendeu a publicidade de 21 produtos detox. A determinação, que consta no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20/7), ocorreu após a Agência identificar a divulgação irregular de alegações de propriedades funcionais ou de saúde não aprovadas pela Agência.


As divulgações das alegações envolvem desde a eliminação de toxinas até o fortalecimento de músculos. Foi possível verificar, dentre as irregularidades de um único produto, indicações para ajudar no fortalecimento músculo e no firmamento da pele, além de ação diurética, termogênica, estimulante, anti-gordura, de saciedade e estética.

O Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados estabelece que não devem constar nos rótulos a indicação de que o alimento possui propriedades medicinais ou terapêuticas. Essas restrições se estendem aos textos e matérias de propaganda de alimentos qualquer que seja o veículo utilizado para sua divulgação. 

A lista dos produtos que tiveram a publicidade suspensa são:


EmpresaProdutos
Sanavita Indústria e Comércio de Alimentos Funcionais Ltda.DETOXVERÃO
DETOXGREEN
DETOXGOJI
DETOXRED
Speed Nutri Distribuidora de Medicamentos e Produtos Naturais Ltda. MEDETOX TOTAL ORIGINAL,
DETOX TOTAL FRUTAS NEGRAS
DETOX TOTAL  LIMÃO
Healwheel Brasil Comércio de Suplementos Alimentares Ltda.DETOX SLIM
Shopping da SaúdeSDS DETOX
NUTRIGOLD DO BRASIL SUPLEMENTOS ALIMENTICIOS LTDA - EPPDETOX REDUCTION SHAKE
DETOX PLATINUM - DESINTOXICANTE BIOLÓGICO
DETOX MATCHA SHAKE
DETOX GOJI SHAKE
DETOX BRONZE DE VERÃO
SMART LIFEDETOX SHOT
DETOX CAPS - CLEAR & REPAIR
DETOX NO HANGOVER
Laboratório Tiaraju Alimentos e Cosmeticos LtdaDETOX SOFTCAPS
Vila Ervas e Alimentos Comercial Ltda - MEDETOX VERDE

DETOX SUN

DETOX CLEAN
Marca: Nutrigold
Produtos: Detox Reduction Shake, Detox Platinum- desintoxicante biológico, Detox Matcha Shake, Detox Goji Shake e Detox Bronze de Verão.
Alegações da publicidade não aprovadas pela Anvisa: “Reduz inchaço; Promove perda
de peso saudável com o efeito termogênico; Disposição para atividades físicas; Fibras que eliminam gorduras; Aumenta a saciedade por mais tempo; Reduz flacidez, rugas, celulites, estrias; Regulação intestinal”.
O que diz a empresa: a Nutrigold afirma que não foi comunicada oficialmente pela Anvisa, mas que desde já decidiu suspender as publicidades dos produtos determinado pela agência.

Marca: Sanavita
Produtos: sucos detox Detoxverão, Detoxgreen, Detoxpink, Detoxgoji e Detoxred
Alegações da publicidade não aprovadas pela Anvisa: “Sucos com ação detoxificante que ajudam a eliminar substâncias tóxicas ao organismo”.
O que diz a empresa: "Informamos que os sucos são fórmulas desenvolvidas com os melhores ingredientes na natureza para o incentivo de uma vida mais saudável e nutritiva, e que a alegação citada já havia sido corrigida no site da marca mesmo antes dessa solicitação. Esclarecemos ainda que a Sanavita segue todos os padrões exigidos pela Anvisa e seus produtos encontram-se regularizados no Ministério da Saúde."

Marca: Smartlife
Produtos: Detox Shot, Detox No Hangover e Detoxcaps - clear & repair
Alegações da publicidade não aprovadas pela Anvisa: “Alta ação antioxidante, com-
batendo os radicais livres que danificam as células do nosso corpo; Caso você exagere no consumo de bebidas alcoólicas, experimente o Detox No Hangover!; Desintoxicação do fígado; Ajuda a limpar e restaurar o organismo”.

Marca: Vila Ervas e Alimentos Comercial Ltda
Produtos: Detox Verde, Detox Sun e Detox Clean
Alegações da publicidade não aprovadas pela Anvisa: "Tudo para turbinar e manter lindo o seu bronze de verão; O Detox Clean auxilia na redução de medidas devido a seu alto conteúdo de fibras; Detox Verde: Com a ação anti-inflamatória, seus antioxidantes naturais contribuem para redução de celulite desintoxicando e ajudando na eliminação da gordura, além de auxiliar na fixação do cálcio dos ossos".

Marca: Viver Leve
Produtos: Detox Total Original, Frutas Negras e Limão
Alegações da publicidade não aprovadas pela Anvisa: “Sistema de detoxificação, otimizando a funçãodigestiva com a eliminação de alérgenos alimentares e toxinas".

Marca: Tiaraju
Produtos: Softcaps
Alegações da publicidade não aprovadas pela Anvisa: "Emagrece e acelera o metabolismo; Combate os radicais livres com antioxidantes; Promove concentrações saudáveis de lipídios no sangue; Promove a saúde cardiovascular; Incentiva a mobilização de ácidos graxos para oxidação; Auxilia na manutenção do peso saudável".


Participantes do Rio Gastronomia assistiram a uma palestra ministrada pela coordenadora técnica da Superintendência de Alimentos


Participantes do Rio Gastronomia assietm a palestra da Vigilância Sanitária na Confeitaria Colombo.
Foto: Adriana Lorete/O Globo

RIO - Um grupo de restaurateurs, chefs, donos de food trucks e produtores que participarão do Rio Gastronomia assistiu a uma palestra da Vigilância Sanitária nesta terça-feira (21), na Confeitaria Colombo. Promovida pelo GLOBO e pelo SindRio (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes), o encontro visava a conscientizar a turma da gastronomia sobre as regras básicas de higiene e acondicionamento de alimentos e bebidas.

A iniciativa também serviu para divulgar o novo perfil do órgão público, que quer ser percebido como essencialmente educativo e parceiro, afastando a imagem de instrumento meramente punitivo com que tem sido reconhecido ao longo dos anos. Neste ano, a Vigilância estará presente com um estande dentro do evento. O objetivo, além de supervisionar, é tirar dúvidas de visitantes e participantes in loco.

— Queremos romper com a ideia de que somos o bicho-papão — diz Nadia Proazio, nutricionista e coordenadora técnica da Superintendência de Alimentos. — O estande vai ser fundamental para estendermos nossos serviços aos cidadãos. Afinal, somos servidores públicos e estamos aqui para atender a população como um todo.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/rio-gastronomia/2015/participantes-do-rio-gastronomia-assistem-palestra-da-vigilancia-sanitaria-16878731#ixzz3giKr5nzg 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.